segunda-feira, 13 de junho de 2011

UM PÉ NA IGREJA E OUTRO NO MUNDO


“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” – (I João 2:15,16).

Você já deve ter reparado na proliferação de igrejas nestes últimos tempos. Até parece que estamos transitando em um grande Shopping Mundial especializado em colocar seus produtos religiosos em uma vitrine para atrair os consumidores. Os compradores “fiéis”, acostumados com as chamadas pechinchas procuram as mercadorias em oferta. Perguntam: Qual produto que tem baixo custo e oferece mais vantagens em comparação aos concorrentes?

Parece pilhéria, contudo é isto que presenciamos no dia-a-dia. Pessoas procurando igrejas onde possam manipular o líder, o pecado é relativo, a Bíblia não é regra de conduta e fé, e onde a ênfase dos atributos de Deus é focado somente no amor. Nada do que façamos ou deixamos de fazer altera alguma coisa, Deus é amor e por conta disso não irá mandar ninguém para inferno, raciocinam os freqüentadores destas seitas, (realmente Deus é amor e não manda ninguém para o inferno, porém, Deus também é Justiça e faz valer os preceitos bíblicos e respeita o livre arbítrio de cada um, quando este decide entrar e trafegar de livre e espontânea vontade pela rota infernal).

De certa forma é até “admissível” que um ímpio proceda da forma como está escrito no parágrafo anterior. Compreendemos que o caminho do ímpio revela, no final, sua inconsistência e perdição. Entretanto, na primeira Epístola de João encontramos uma recomendação aos cristãos que estão com um pé dentro da igreja e o outro no mundo. Como explicar aos perdidos sem Cristo e sem salvação este tipo de comportamento? Como convencê-los de que cristianismo é aliança com Deus através de Cristo? Como ensinar sobre, novo nascimento, santidade, sal da terra, luz do mundo, atalaia, testemunho, perfume de Cristo, frutos do Espírito e tantos outros temas?

João escreveu: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” – (I João 2:15,16).

Quando lemos este texto de João (sem se aprofundar nele), ficamos de certa forma confusos. “Não amar o mundo, nem o que no mundo há”. Como assim, o escritor está recomendando o enclausuramento do cristão? É óbvio que não! Contudo, é necessário compreender que existem determinados termos bíblicos que têm mais que um significado. Veja alguns exemplos: “Fogo”, “leão”, “céu”, “reino”, “carne”, “anjo”, “mundo”, e muitos outros. Se folhearmos as páginas da Bíblia em direção a João 3:16, vamos encontrar esta palavra abençoadora: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Assim sendo, temos que analisar o contexto de cada texto para se chegar a um denominador comum. No caso citado por João – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”, se refere ao mundo (sistema), criado por Satanás repleto de ofertas tentadoras (pecados), que afastam o homem de Deus.

Amar o mundo, neste contexto é amar o seu criador (o diabo), e desprezar a Deus que fez os céus e a terra - O Mundo Universo. Tome uma decisão sábia como cristão autêntico. Despreze o mundanismo, suas concupiscências e coloque seus dois pés dentro da Igreja verdadeira de Jesus Cristo, sabendo que: “O mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” – (I João 2:17). Rejeite uma vida dúbia, e tenha o caráter de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém?

2 comentários:

  1. Precisam da metanóia pra serem servos, fica na graça que é de graça.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO BLOG. JÁ ESTOU TE SEGUINDO ESPERO TE VE EM
    http://intercessaoeoracao.blogspot.com
    QUE DEUS TE ABENÇÕE, FICA NA PAZ!!

    ResponderExcluir

Seguidores